top of page

Grande Bethel

Logo_GB-removebg-preview.png

Se desejar, um Grande Conselho Guardião pode aprovar a formação de um Grande Bethel. Este possui um manual de regras e regulamentos específico que difere das leis de um Bethel regular e de outros Grandes Bethéis de outras grandes jurisdições.

 

A formação de um Grande Bethel na Bahia foi aprovada com o objetivo de reunir as Filhas de Jó da jurisdição baiana, devidamente qualificadas, com o propósito de desenvolver liderança, promover interesse, bem estar e crescimento da Ordem e fazer com que as Filhas tenham um relacionamento mais estreito com o Grande Conselho Guardião do estado. Além disso, faz parte da alçada do nosso Grande Bethel:

  • auxilar na promoção das Filhas de Jó, representando a Ordem para as organizações maçônicas apoiadoras e organizações maçônicas filiadas; 

  • auxilar nas relações públicas entre as várias comunidades através da participação em eventos locais quando solicitado a fazê-lo; 

  • auxiliar na instituição de novos Bethéis dento da jurisdições e/ou outras jurisdições, bem como em Cermônias de Iniciação quando for solicitado e etc;

 

De acordo com as Regras e Regulamentos do Grande Bethel do Estado da Bahia, o Grande Bethel da Bahia é formado por Filhas que Jó que residem no estado da Bahia e possuem idade entre 16 anos completos e 26 anos incompletos, sendo estas membros regulares em seus Bethéis, ou no caso de Membro de Maioridade estar ativo com as atividades da Ordem. As Filhas elegíveis ao GB para associar-se deverão ser submetidas à Seleção Anual do Grande Bethel da Bahia. O Comitê de Seleção Anual do Grande Bethel da Bahia divulgará maiores informações sobre a próxima seleção em breve.

 

Por lei, os paramentos de um Grande Bethel devem possuir as cores diferentes de um Bethel regular. Na jurisdição baiana o paramento oficial é usado pelas Oficiais e Coral do Grande Bethel em todas as reuniões e visitas oficiais e consiste em uma veste com as mesmas medidas da veste oficial de um Bethel regular, em tecido Oxford na cor pérola, detalhes das faixas de cabeça e cordões do Coral na cor vermelha e cordões das Oficiais na cor pérola. As capas para Honorável Rainha e Princesas são na cor vermelha e as coroas usadas são as coroas de viagens para Bethéis feitas pelo joalheiro oficial. 

Guardiões do Grande Bethel da Bahia

X gestão administrativa

I

Pedro Paulo

guardião associado do Grande Bethel

Larissa Almeida

guardiã do Grande Bethel

A Grande Guardiã deve designar uma Past Guardiã, um Past Guardião Associado de Bethel, ou Oficiais não eleitos do GCG-BA para ocupar os cargos de Guardiã do Grande Bethel e Guardião Associado do Grande Bethel, respectivamente. O mandato será de um ano, coincidindo com o ano do GCG-BA, e deve encerrar-se a cada Sessão Anual. Os deveres da Guardiã e do Guardião Associado do Grande Bethel incluem:

(a) Auxiliar e apoiar os membros do Grande Bethel no planejamento e na realização de todas as reuniões, eventos e atividades, especialmente a Reunião/Encontro Anual do GB.

(b) Familiarizar-se e guiar-se pela Constituição, Estatuto e POPs das FJI no desempenho de todas as funções e responsabilidades de apoio ao Grande Bethel.

(c) Comparecer a todas as reuniões e atividades do Grande Bethel, a menos que impossibilitados por motivos razoáveis, e relatar à Grande Guardiã sobre todos os assuntos relevantes ao GB.

(d) Supervisionar o funcionamento do Grande Bethel e garantir que os oficiais sejam proficientes em seu trabalho ritualístico.

(e) Manter-se profundamente familiarizados com as Constituições, Estatutos e Procedimentos Operacionais Padrão da Ordem, subordinando-se à jurisdição do GCG-BA, bem como ao Manual de Regras e Regulamentos do GCGBA.

(f) Agir como zeladores de todos os materiais e parafernálias do Grande Bethel, assim como da Carta Constitutiva.

(g) Desempenhar quaisquer outros deveres designados pela Grande Guardiã.

Anna Luiza C.

Honoravel rainha do Grande Bethel

I

WhatsApp Image 2024-12-16 at 22_edited.jpg

Anna Carolina inicou com 12 anos, no B17 de Muritiba.

É Past Princesa e Past Honorável Rainha, Membro de Maioridade das Filhas de Jó Internacional e Recebedora do Prêmio Lírio do Vale. 

Durante o IX Grande Sessão, ao participar da Seleção do Grande Bethel da Bahia, atingiu a maior pontuação e tornou-se a nona Honorável Rainha do Grande Bethel da Bahia.

Grande Bethel da Bahia

WhatsApp Image 2024-12-16 at 22.26.23.jpeg

OFICIAIS E CORAL DA X GESTÃO DO GRANDE BETHEL

O nosso Grande Bethel é formado por Filhas de Jó de diversas regiões da Bahia, e deve ter pelo menos uma reunião por gestão. Confira abaixo a lista de membros que formam este Grande Bethel e a lista de Representantes do Grande Bethel para servirem na gestão 2024-2025.

Honorável Rainha do Grande BethelANNA LUIZA C. (Bethel 17)

Possui como dever presidir todas as convocações do Grande Bethel e outras cerimônias quando requisitada a fazê-las pela Grande Guardiã, atuar como Oficial Instaladora na Instalação do Grande Bethel, sempre que possível visitar Bethéis para promover o bem estar da Ordem,  representar as Honoráveis Rainhas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Honoráveis Rainhas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos podem ser baseados nas lições da Terceira Época e devem auxiliar e guiar as Honoráveis Rainhas da jurisdição baiana na condução de seus deveres.

 

Primeira Princesa do Grande Bethel - ANA CAROLINA R. (Bethel 16)

Possui como dever representar as Primeiras Princesas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Primeiras Princesas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos podem ser baseados nas lições da Segunda Época e devem estimular as Primeiras Princesas da jurisdição baiana a estarem preparadas para auxiliar as Honoráveis Rainhas dos seus respectivos Bethéis a qualquer momento. 

 

Segunda Princesa do Grande Bethel - MARIA YASMIN F. (Bethel 28)

Possui como dever representar as Segundas Princesas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Segundas Princesas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos podem ser baseados nas lições da Primeira Época e devem estimular as Segundas Princesas da jurisdição baiana a estarem preparadas para auxiliar as Honoráveis Rainhas dos seus respectivos Betheis na promoção da fraternidade nos Bethéis.

 

Guia do Grande Bethel - ANA LYVIA S. (Bethel 31)

Possui como dever representar as Guias do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Guias do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Guias da jurisdição baiana a estudarem e desenvolverem os trabalhos de solo do Ritual e Livro de Cerimônias Oficial e/ou GCG – Bahia e ensinar sempre que necessário o procedimento adequado para escolta de visitantes e das peregrinas durante a cerimônia de Iniciação.

 

Dirigente de Cerimônias do Grande BethelMARIA FERNANDA B. (Bethel 30)

Possui como dever representar as Dirigentes de Cerimônias do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Dirigentes de Cerimônias do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Dirigentes de Cerimônias e Portas Bandeira da jurisdição baiana a estudarem o Protocolo das Bandeiras e ensinar sempre que necessário o procedimento adequado para a escolta da bandeira do Brasil e da bandeira do Bethel. 

Capelã do Grande Bethel - ALICE VITÓRIA M. (Bethel 05)

Possui como dever representar as Capelãs do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Capelãs do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Capelãs da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e ensinar sempre que necessário o procedimento adequado para comparecer ao Altar. Além disso, será dever da Capelã do Grande Bethel apresentar diversidades religiosas que podem ser exploradas na realização do Culto Religioso da gestão.

 

Bibliotecária do Grande Bethel - GIOVANA G. (Bethel 05)

Possui como dever representar as Bibliotecárias do estado da Bahia, desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Bibliotecárias do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Bibliotecárias da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e desenvolverem projetos de estudos e literatura nos seus respectivos Bethéis e desenvolver um Boletim Online com as notícias do Grande Bethel e Betheis da jurisdição baiana a cada trimestre. 

Secretária do Grande Bethel - MAYLANNA F. (Bethel 23)

Possui como dever representar as Secretárias do estado da Bahia, ser responsável pelas comunicações do Grande Bethel e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Secretárias do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Secretárias da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres, mostrando de forma clara como deve ser a atuação de uma Secretária no Bethel. 

 

Tesoureira do Grande Bethel - ISIS LUIZA P. (Bethel 18)

Possui como dever representar as Tesoureiras do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Tesoureiras do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Tesoureiras da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres, mostrando de forma clara como deve ser a atuação de uma Tesoureira no Bethel. 

Musicista do Grande Bethel - NATALIA A. (Bethel 30)

Possui como dever representar as Musicistas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as Musicistas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Musicistas da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e auxiliar sempre que necessário na produção de Roteiros de Músicas para serem usados nas reuniões do Bethel.

Primeira Mensageira do Grande Bethel - MARIANA B. (Bethel 24); Segunda Mensageira do Grande Bethel - MARIA JÚLIA (Bethel 23); Terceira Mensageira do Grande Bethel - MARIA LUISA (Bethel 02); Quarta Mensageira do Grande Bethel - LARA EMANUELLE (Bethel 22)Quinta Mensageira do Grande Bethel - ALICE MARIA (Bethel 09)

Possuem como dever representar suas respectivas Mensageiras do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as suas respectivas Mensageiras do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos podem ser baseados nos relatos da vida de Jó e devem estimular as Mensageiras da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e desenvolver a oratória. 

Guarda Interna do Grande Bethel - BIANCA LAIS (Bethel 08); Guarda Externa do Grande Bethel - ; AGATHA THAYSA (Bethel 18)

Possuem como dever representar suas respectivas Guardas Internas e Guardas Externas do estado da Bahia e desenvolver projetos e/ou trabalhos em conjunto com as suas respectivas Guardas do estado da Bahia. Estes projetos e/ou trabalhos devem estimular as Guardas da jurisdição baiana a cumprirem seus deveres e sempre que necessário ensinar o procedimento correto da atuação das Guardas Internas e Externas em uma reunião do Bethel.

Primeira Zeladora do Grande Bethel - MARIA EDUARDA (Bethel 34); Segunda Zeladora do Grande Bethel - SOPHIA G. (Bethel 34)

Possuem como dever representar as Zeladoras do estado da Bahia e desenvolver trabalhos com as Guardas dos Betheis da Bahia mostrando que elas são as embaixadoras do bem estar e proteção dos interesses da Ordem.

Porta Bandeira do Grande Bethel - ANA CLARA D. (Bethel 28)

Possui como dever representar as Porta Bandeiras do estado da Bahia e apresentar a Bandeira do Bethel durante as ritualísticas do Grande Bethel.

Coral -  YASMIN MARIA (Bethel 31)IASMIN S (Bethel 26); MARIA EDUARDA (Bethel 10); AMINADABE (Bethel 12)

Possuem como dever representar os membros do Coral do estado da Bahia e auxiliar as Oficiais do Grande Bethel nos trabalhos de promoção do Grande Bethel e das Filhas de Jó Internacional.

bottom of page